sábado, 30 de outubro de 2010

Hormonas de plástico (2ª parte) X



Originalmente produzido para ser usado como hormona sintética, o Bisphenol A é actualmente usado nos plásticos, incluindo garrafas de água, biberões e embalagens de leite em pó para os bebés. É uma hormona meus senhores, como a melamina usada nas comidas dos bebés nas décadas de 70 e 80 e mais recentemente pelos chineses no leite.

Numerosos estudos com animais em laboratório assim como um mão cheia de estudos com observações feitas nos humanos, identificaram que uma exposição mesmo que baixa ao bisphenol A, acarreta problemas de reprodução, desenvolvimento e no sistema metabólico. Alguns dos efeitos nefastos incluem...

- Alterações no desenvolvimento do cérebro.
  - Em estudos com animais, estes atingiram uma puberdade mais rápida, o seu ciclo reprodutivo foi alterado e a diferenciação sexual deixou de existir.

- Uma redução na contagem dos espermatozóides

- Cancro na próstata foi encontrado nos animais e humanos
  - Em vez de modificar directamente o DNA, como muitos agentes causadores de cancro, o bisphenol A, altera partes chaves do segmento de DNA convertido em proteínas que controlam o funcionamento da células.
  - O aumento da próstata foi encontrado em ratos machos, e em laboratório doses ínfimas de BPA criaram células cancerígenas em tecido e osso humano (próstata).

- Cancro da mama

- Obesidade elevada e diabetes

- Mudanças no comportamento onde se incluem:
   - hiperactividade nos ratos
   - aumento de agressividade
   - mudanças na resposta ao estimulo provocado pelo medo ou dor
   - Diferenças na estrutura cerebral
   - Eliminação da diferenciação sexual
   - decrescimento do comportamento maternal

- Abortos e o síndrome do ovário policisticos nas mulheres
   - Cientistas examinaram mulheres que tiveram 3 ou mais abortos e compararam os níveis de BPA no sangue com outras mulheres que nunca tiveram abortos. Os níveis eram três vezes mais elevados.
   - Num outro estudo mulheres que tiveram síndrome dos ovários policisticos tinham níveis elevados de BPA, eram mais obesas e tinham mais hormonas masculinas, incluindo testosterona.

Nem todos os estudos chegaram à mesma conclusão. Em 151  analisados, os 12 patrocinados pela industria química não detectaram efeitos nenhuns em baixas concentrações de Bisphenol A (BPA), enquanto dos 139 que faltavam, 128 estudos encontraram efeito/causa, os restantes inconclusivos.
De notar que os níveis de BPA e phthalatos considerados seguros na UE e nos Estados Unidos estão bem acima dos testado nos estudos.

quais as formas de exposição aos químicos?

Apesar de haver diferentes tipos de phthalatos, todos eles partilham da mesma estrutura química. A exposição dérmica é relevante neste caso porque grande parte dos produtos de higiene estão inseridos em embalagens de plástico revestidas com phthalatos.
Num estudo recente da Center Disease Control (CDC), estes  demonstraram que o uso prolongado de gel para o cabelo, desodorizante e águas de colónia foram os que mais libertaram phthalatos.

O bisphenol é usado nos térmoplásticos, tendo a particularidade de ficar mole quando aquecido e endurecer quando arrefece. Este, ao contrário dos phthalatos não necessita de temperaturas altas para ser libertado, o simples contacto é suficiente porque têm a capacidade de "migrar" dos térmoplásticos para a comida e bebida.
Num estudo, o BPA foi encontrado em biberões após 51 lavagens, com 8 microgramas/litro a serem detectado após essas mesmas 51 lavagens. Sabe-se ainda que uma criança absorve químicos mais rapidamente que um adulto, a imaturidade do seu fígado e dos rins resulta numa reduzida capacidade em desintoxicar e excretar esses mesmos químicos.  

Bem, pode-se dizer mas é só um relatório com uns quantos estudos, ainda nada está decidido, pode-se, mas a diferença está nas medidas já tomadas por outros países, enquanto na nossa sociedade ainda nem se começou a discutir o assunto. O Canada é de longe o país mais avançado nesta cavalgada para parar com o uso destes químicos, por aquelas bandas, começaram a interrogar-se do porquê de em certas partes do país haver um crescimento desproporcional de meninas. Existem vilas inteiras só com meninas, muitas dessas estão juntas a instalações químicas que usam os produtos, libertando-os no ar, terra e rio. Hoje em dia são classificados como toxinas e a sua proibição está para breve.

Noticia da AFP (em português) e do Telegraph e depois temos a agência europeia para a segurança alimentar a dizer que na UESSR pode-se usar que é seguro!!

Assunto Relacionado:
http://profundaescuridao.blogspot.com/2010/10/hormonas-de-plastico-1-parte.html
http://profundaescuridao.blogspot.pt/2010/10/hormonas-de-plastico-3-parte.html

Sem comentários:

Enviar um comentário