sábado, 9 de outubro de 2010

EUGENIA (I)

A eugenia como palavra está actualmente riscada do vocabulário global, muito por causa da sua conotação imediata ao nazismo a respectivas práticas arianas. O seu significado em português é "bem-nascido".
A eugenia é a base de todas as ciências sociais, praticada desde há muito e por muitos povos, mantêm-se como o tronco central cientifico de onde nasceram depois ramificações como a psicologia ou sociologia, é estudada desde há séculos e aperfeiçoada por homens como Galton Darwin.

A familia Darwin têm um longo historial de pensamento eugenista, quando pensamos em Darwin, não em Galton mas em Charles, veio-nos à memória a selecção natural, animais, galápagos e as razões de uma espécie ter evoluído de uma certa maneira e outra não. A evolução deste tipo de estudo levou ao que conhecemos hoje por genética ou bioética.

A história de Darwin é tão obscura e funda como a fossa das marianas, casou com a sua prima de direito Emma Darwin, e grande parte dos Darwin relacionou-se com os Wedgwood porque achavam que poderiam gerar um melhor ser, ou seja, as gerações vindouras teriam melhores genes.
Na altura casar com primos era aceite por lei. Hoje em dia diversos países (europeus) aceitam este tipo de relacionamento, Surpreso??? Nem eu sabia....

A árvore dos Darwin e dos Wedgwood envolve casamentos com primas, irmãs, trocas para aqui e para acolá, enfim, um bacanal incestuoso sem fim. Darwin chegou a pedir ao parlamento inglês que averiguasse se haveria contras fisiológicos por tal incesto, ao que o parlamento rejeitou.

Teve 10 filhos, dos quais 3 morreram, a maioria andava sempre doente, tal como o próprio. Depois de um estudo experimental com plantas e transposto no seu livro de botânica The Variation of Animals and Plants under Domestication, Darwin demonstra que...o melhor era ter estado quieto quanto ao seu relacionamento.

Através das plantas Darwin prova que futuras gerações criadas a partir de cruzamentos com plantas que não tenham sido geradas pela fonte primária (a planta original) dariam gerações menos propensas a doenças assim como uma maior resistência e longevidade.
O inverso foi também comprovado, curiosamente nesse livro, Darwin fala de várias famílias que praticavam o incesto, mas nunca incluiu a sua.

Esta família têm uma linhagem de coroação pelas diversas rainhas de Inglaterra, superior a qualquer outra, são ao todo 18 gerações, que remontam aos anos de 1700. Três dos seus filhos pertenciam à Royal Society, Leonardo um dos seus filhos foi presidente do primeiro congresso internacional de eugenia realizado em Londres, movimento esse  criado pelo bem conhecido Francis Galton Darwin, primo de Darwin.

A eugenia apesar de ter nascido como ciência com estes senhores têm uma longa história. Os espartanos por exemplo não suportavam deformações congénitas e como nunca esses nunca seriam bons guerreiros, matavam-nos.

Platão no seu memorável livro "A república" descreve a eugenia como um meio de quem está no poder manter-se por lá, "cruzando" os seus genes com alguém de casta igual ou superior. Uma espécie de circulo fechado que se mantém até hoje.

1 comentário:

  1. Ora, e não era isso que as Dinastias fizeram ao longo dos séculos?
    (acordo com platão)

    ResponderEliminar